Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wpgg_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/cesadvogados.com.br/web/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349
Saiba quais são as Principais Causas do Auxílio-Doença Previdenciário do INSS - Carvalho e Silva Advogados - Advocacia Especializada em Salvador/ BA

Carvalho e Silva Advogados

Saiba quais são as Principais Causas do Auxílio-Doença Previdenciário do INSS

No Brasil, o auxílio-doença previdenciário é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para trabalhadores que estejam temporariamente incapacitados de realizar suas atividades laborais devido a uma doença ou acidente. Algumas das principais doenças que podem justificar o recebimento do auxílio-doença previdenciário incluem:

 

 

  • Transtornos mentais: como depressão grave, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.
  • Doenças musculoesqueléticas: como hérnia de disco, doenças degenerativas da coluna, artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose avançada, entre outras.
  • Doenças cardíacas: como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca grave, arritmias cardíacas graves, entre outras.
  • Doenças respiratórias: como asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em estágio avançado, fibrose pulmonar, entre outras.
  • Doenças neurológicas: como doença de Parkinson em estágio avançado, esclerose múltipla, epilepsia grave e outras doenças neurológicas incapacitantes.
  • Doenças renais: como insuficiência renal crônica em estágio avançado, necessidade de hemodiálise ou transplante renal.
  • Câncer: dependendo do estágio e da gravidade da doença, o câncer pode justificar o recebimento do auxílio-doença previdenciário.

 

É importante ressaltar que o INSS avaliará cada caso individualmente, levando em consideração a documentação médica e a avaliação pericial, para determinar se a doença apresentada é suficientemente grave para justificar o benefício do auxílio-doença previdenciário. Além disso, é necessário cumprir os requisitos de carência e incapacidade exigidos pela legislação previdenciária.

 

O suporte jurídico para a avaliação da situação individual e a concessão de benefícios previdenciários poderá ser fundamental, seja na esfera administrativa ou judicial, quando o interessado passará a contar com assistência de técnicos que se dedicarão, de maneira objetiva e segura.

 

SAIBA MAIS:

Doenças Psiquiátricas e Benefícios Previdenciários: O Auxílio-Doença como Suporte aos Pacientes