Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wpgg_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/cesadvogados.com.br/web/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349
Prova de vida de aposentados do INSS prorrogada por mais 60 dias

Advocacia Especializada em Salvador

Advocacia Especializada em Salvador
Nova previdencia

Prova de vida de aposentados do INSS prorrogada por mais 60 dias

 

 

 

 

Prova de vida de aposentados do INSS prorrogada por mais 60 dias

 

 

 

 

Na terça-feira (23), o prazo para realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogada por mais 60 dias. Agora, com a declaração feita ontem, o prazo de suspensão estendeu-se até maio.

 

 

 

 

 

Os beneficiários que moram no Brasil e no exterior são contemplados pela medida. Além disso, para quem desejar fazer a validação da prova de vida, ela pode ser feita normalmente pelos bancos.

 

 

 

 

Para que serve a prova de vida?

 

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, é preciso fazer a comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020 o procedimento encontra-se suspenso.

A prorrogação foi definida pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim e o anúncio foi feito pelo canal da secretaria no YouTube do Ministério do Trabalho.

 

A ampliação da prova de vida digital

 

Além do novo prazo, o governo também anunciou a ampliação da prova de vida digital, a qual ocorre por meio da biometria facial. Na primeira etapa de implantação da modalidade, participaram cerca de 500 mil beneficiários, agora serão mais 5,3 milhões de segurados. A prova de vida digital deve ser feita pelo aplicativo meu-gov.br.

O projeto piloto da prova de vida digital foi lançado em Agosto de 2020 e ainda está em desenvolvimento. Por isso, nem todos os beneficiários podem utilizar esse sistema, apenas os que receberem notificação por SMS ou e-mail do INSS.

 

Conheça Também:

STF reafirma jurisprudência sobre utilização de período de auxílio-doença como carência para concessão de benefícios