Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wpgg_options' is marked as crashed and should be repaired in /var/www/html/cesadvogados.com.br/web/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349
Como requerer sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência

Advocacia Previdenciária em Salvador

Advocacia Previdenciária em Salvador
Nova previdencia

Como requerer sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência

 

 

 

 

Como requerer sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência

As novas mudanças nos benefícios previdenciários que ocorrerão com Reforma da Previdência têm levado os trabalhadores a uma corrida frenética aos postos do INSS. A situação atinge tanto os segurados do RGPS (Regime Geral da previdência social), quanto os do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).

Com a corrida aos postos do INSS, a demora na análise administrativa da aposentadoria é grande, levando de 1 (um) ano ou até mais para que o benefício seja concedido ou negado.

 

 

Existem garantias que o segurado deverá buscar, por exemplo, se o segurado já tiver completado o tempo para aposentar antes da reforma e já tiver protocolado o seu pedido no INSS (requerimento administrativo), o seu direito está garantido mesmo que ainda não haja concessão.

 

 

É preciso que o segurado fique atento, pois qualquer deslize é suficiente para ter o benefício negado pelo INSS ou concedido à menor. Assim, deverá se antecipar e tomar algumas precauções:

 

 

  1. Solicite o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) no INSS ou através do portal MEU INSS, onde constará todo o seu período contributivo.
  2. Verifique se todos os períodos trabalhados que constam na Carteira de Trabalho (CTPS) estão no CNIS.
  3. Para o caso de ter realizado atividades caracterizadas como especiais, solicite os PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário), os LTCAT´s e os PPRA´s, para todas as empresas que trabalhou.
  4. Verifique o tempo de Serviço Militar que é contado na aposentadoria e deve ser computado como tempo de contribuição. É necessário o requerimento expresso para a inclusão deste período na aposentadoria ao INSS. Em caso de segurados aposentados que não incluíram este período na aposentadoria, é possível fazer a revisão para a inclusão.
  5. Organize a documentação do tempo de serviço rural, que pode ser computado, mesmo que sem contribuições, para fins de aposentadoria. A utilização de tempo rural não reduz o valor da aposentadoria e os documentos são de fácil acesso.

 

Com os documentos em mãos, o segurado deve refazer a contagem do tempo e verificar se é possível já requerer a aposentadoria antes da reforma da previdência. Também, poderá manter contato com profissional habilitado e especialista em Direito Previdenciário, que inclusive poderá ele mesmo fazer seu requerimento administrativo no INSS.

 

Conheça Também:

Pente-fino nos benefícios por incapacidade do INSS deve começar em agosto

O impacto da nova Lei do Distrato nos contratos de aquisição de imóveis